domingo, 1 de maio de 2011

Danang

Desde que comecei essa viagem, algumas vezes tive a sensação de que o dia não podia ser mais perfeito. Foi assim no dia do meu aniversário quando saltei de paraquedas, no meu último dia em Melbourne quando reencontrei minha amiga May, em Pangandaran quando fiz o passeio para o Green Canyon, e agora neste dia que passei em Danang.

Os guias não falam muito sobre esse destino, mas decidi checar pois havia sido recomendada por um amigo: “vai à China Beach, perto de Danang, e fica com o Hoi!”. Desci do ônibus no centro de Danang e peguei uma moto-taxi até China Beach. Não tinha ideia de onde ficava o tal do Hoi, e também não tinha como perguntar por que, pra variar, o motorista não falava inglês. Casualmente passei na frente de um lugar que se chamava “Hoa’s Place”, e pedi pra parar. O Hoa tava lá sentado no restaurante, e a primeira coisa que me perguntou, com um inglês perfeito, é se eu tinha sido recomendada por alguém. Enquanto eu fazia o check in (quarto a 5 dólares, na beira da praia), ele me explicou o esquema do lugar: “temos aqui o cardápio, quando quiser qualquer coisa é só anotar no papel e entregar pro garçom. As bebidas estão na geladeira. Qualquer coisa que quiser é só se servir e anotar no caderninho, paga na saída. A janta é servida às 19h, jantamos todos juntos. Se precisar alugar moto ou prancha de surf, também alugamos aqui”. Além do esquema ótimo, as bebidas e comidas eram baratas e excelentes!

Hoa e eu.

Janta comunitária: ótima forma de conhecer pessoas!

No dia em que cheguei tava meio nublado, mas no segundo dia abriu um solaço. Acordei cedo e fui pra avenida principal tentar uma carona pra ir pra praia ao lado. A espera não chegou a ser de 5 minutos, uma guria parou a moto e me levou até onde eu queria. Aluguei uma prancha e surfei por 2 horas e meia, com a praia todinha só pra mim! E por não ter ninguém olhando, progredi no meu surf: não passo mais pela etapa de ficar de joelhos na prancha, finalmente agora consigo ficar de pé direto. :)  Devolvi a prancha e voltei a pé para o meu hotel, 1 hora e 15 caminhando pela beira da praia. Cheguei e comi um peixe delicioso, num dos meus pratos preferidos do Vietnam: rolinhos de folha de arroz. A folha de arroz é dura e quase transparente, mas é só umedecer que amolece e fica meio grudenta, o que possibilita fechar o rolo. No meio se põe o que quiser, mas geralmente muita salada e algum tipo de carne. E pra finalizar, molha-se o rolinho em um molho de peixe levemente apimentado. Muito bom!


Infelizmente minha estada foi curta porque já estava com meu voo marcado pra Hanoi. Esse é o tipo de lugar que se chega e não dá mais vontade de ir embora. Ah, e pra completar, há 10 minutos a pé tem a Marble Mountain (montanha de mármore), com vários templos, alguns dentro de cavernas enormes, e de onde se tem uma vista panorâmica da praia ao se chegar ao topo.

Vista de China Beach, do topo da Marble Mountain.


Mas Hanoi me espera, e lá vou eu outra vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário