domingo, 1 de maio de 2011

Ho Chi Minh

Ele é o cara! Adorado por todos os vietnamitas, a imagem dele está por tudo, e muitas vezes inclusive em templos, onde é venerado como se fosse um santo. Pra quem não sabe (eu mesma antes de chegar aqui não sabia), Ho Chi Minh foi um estadista e revolucionário vietnamita. Agora, o que eu não sabia mesmo, é que o homem tá morto e empalhado, ops, embalsamado em um mausoléu em Hanoi. Triste é que ele pediu pra ser cremado, mas desconsideraram completamente a vontade dele.

Durante 3 meses por ano, o corpo dele é enviado pra Rússia pra manutenção. A visitação é permitida somente pela manhã, até às 11h, e só em alguns dias da semana. Mas eu dei sorte, e estava lá no dia e na hora certa, com o anfitrião em casa.

Nunca vi segurança igual! Raio x, guardas em toda a volta do mausoléu (que não é pequeno!), regras e mais regras. Não pode entrar com roupas acima do joelho ou com os ombros de fora. Não pode entrar com comidas ou bebidas. Mochilas grandes também não são permitidas, mesmo se revistarem e virem que não tem nada dentro (o que era o meu caso). Maquinas fotográficas são deixadas na entrada e retiradas na saída.

Pronto, agora podem ir. E shhhhhh, sem conversas dentro do mausoléu. A fila anda rápido, e ao chegar no topo da escada lá está ele, como se fosse um venho homem dormindo. Morreu com 80 anos, mas até que estava bem pra idade. A fila dá a volta no caixão, que está em uma ilha no meio da sala, cercada por soldados que não se movem. Nunca tinha visto ninguém embalsamado, Ho Chi Minh foi o meu primeiro!

Mausoléu do Ho Chi Minh.


Como não é permitido câmera, não tenho foto dele, mas: Google it! Duvido que não tenha nenhuma foto na web pra matar a curiosidade! E by the way, a entrada no mausoléu por mais incrível que pareça, é de graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário