domingo, 15 de maio de 2011

Halong Bay

É o principal tour vendido em Hanói pelas agências de viagem. Cada uma oferece por um preço diferente, e dizem que o tipo de barco varia também. Decidi que faria no mais barato possível, porque na verdade o que importava pra mim era ver Halong Bay, e não o barco em si. E fiz a escolha certa. Paguei 30 dólares pelo tour, enquanto no mesmo barco que eu quem pagou mais barato pagou 55 dólares. Bom, comecei descrevendo isso não porque sou pão-dura (já melhorei bastante nesse aspecto!), mas porque acho que é uma dica boa para quem quer conhecer o lugar, não se iludir achando que pagando mais vai ser melhor. Mas vamos a Halong Bay.

É um destino obrigatório no Vietnam, mas com muitos muitos muitos turistas. E que requer bastante paciência também. Primeiro que os ônibus nunca saem de Hanoi no horário. Até chegar todo mundo, organizar quem vai em cada ônibus, só esse processo leva uma hora mais ou menos. A viagem é longa, umas 3 horas e meia, mas levou mais pelo fato de ser feriadão no Vietnam. Chegando em Halong City, no porto, vai mais uma hora e meia a mais organizando quem vai pra cada barco. São todos muito parecidos, então não importa muito em qual se vai ficar. Importa mais com quem te colocam. E eles separam ocidentais de orientais. Todos demonstraram alívio quando isso foi feito, mas percebi uma pontinha de inveja quando à noite, depois da janta, sentamos no deck pra conversar enquanto os barcos dos orientais seguiam animadíssimos com karaokê até altas horas.

O tour pode ser feito de 1 até 9 dias. Geralmente se faz em 2 ou 3. O meu era de 2 dias, com uma noite no barco. Há paradas pra visitar cavernas, passear em barcos menores e ir em locais onde só eles conseguem entrar, e andar de caiaque. A paisagem é realmente muito bonita, e mesmo já tendo visto tanta coisa desde que saí do Brasil ainda assim consigo me impressionar.

Eu admirando a vista.

3 comentários:

  1. Adorei, temos uma coisa em comum, gosto de andar pelo mundo.
    Vi sua postagem sobre a Ilha da Pascoa, estou aportando por lá no dia 18 de Abril,depois de Portland,OR (Tumberline)

    ResponderExcluir
  2. Adorei,
    Temos uma coisa em comum, andar pelo mundo.
    Vi sua postagem sobre a Ilha da Pascoa, estou aportando por lá no próximo dia 18 de Abril.
    Criei um blog que vou postar minhas "bagunças" pelo mundo.Minhas últimas foram Portland, OR (Tumberline) e Boston, MA com direito a Ketrina e Terremoto.
    Bruno (Bronius)

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno,

    Obrigada pelos comentários! Infelizmente não segui com o meu blog depois de certo tempo de viagem - mas ainda tenho intenção de recomeçar qualquer dia desses. Vou acompanhar o seu!
    Abraço,
    Laura

    ResponderExcluir